top of page

Secretaria de Cultura realiza o lançamento do Livro "Ernani Zetola uma luz que não se apaga"

Na tarde desta quinta feira (26), na Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais aconteceu o lançamento do livro que trás a biografia de Ernani Zetola, do autor Luciano Chinda Doarte.


Quem foi Ernani Zetola:

Nascido em São José dos Pinhais, no ano de 1917, já aos 19 anos passou em concurso público para o Departamento dos Correios e Telégrafos, e logo formou-se Técnico em Contabilidade, chegou a ser colunista, em 1952, no jornal Correio de São José, onde mais tarde teve outras diversas colunas sociais. Mas o que destacou o legado de Ernani, foi sua luta incansável pela preservação da cultura são-joseense, em 1953, no ano do centenário da Emancipação Política de São José dos Pinhais, Zétola fundou o Centro Cultural Scharffenberg de Quadros.


Em 1977, Ernani cria um dos maiores símbolos da preservação da cultura são-joseense: o museu. já no ano de 1978, a convite do então prefeito Moacir Piovesan, Zétola torna-se seu diretor. Em 1981, o Museu Municipal é sediado no antigo casarão da família Victorino Ordini, na rua XV de Novembro, nº 1660 (local que anteriormente abrigou a Prefeitura), e onde se encontra até hoje.


Ernani faleceu no ano de 2010 e deixou um grande legado cultural para São José dos Pinhais, onde todos os detalhes desta incrível historia de vida pode ser acompanhados na obra literária do escritor Luciano Chinda Doarte.


Luciano, além de escritor é professor, historiador e documentarista, licenciado em História pela Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC, 2015), e mestrando em História em linha de arte e memória. Também é Presidente de Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de São José dos Pinhais.


A Prefeita Nina Singer e o Secretário de Cultura Marcelo Dal Negro participaram do evento, que também contou com as presenças da sobrinha do homenageado, Neide Setim, acompanhada do ex Prefeito e Deputado Federal Luiz Carlos Setim, representantes do Comitê de Geminações e entre outras autoridades.

por: Jefferson de Paula I Tv Euro News



foto: Ronaldo Vaccari

bottom of page