top of page

Grupo de Artesanato – um cuidado além das salas de consulta.





A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Marcos iniciou um grupo de artesanato para mulheres, com o intuito de proporcionar um espaço de convivência, e promover o cuidado com a saúde, além das estruturas e serviços convencionais eletivos da Saúde Pública.

O novo grupo, segundo a coordenação da UBS, proporciona o fortalecimento de vínculos, promove benefícios à saúde mental, e ainda tem a possibilidade de gerar de renda para as participantes.

A equipe que assiste o Grupo de Artesanato é composta por profissionais de psicologia e enfermagem da Unidade, e logo nas primeiras impressões, junto às participantes, puderam perceber que para cada uma delas, a artesania (aquilo que diz respeito ao artesanato) serviu como apoio em suas histórias de vida para suas dificuldades, problemas e sofrimentos, sendo um espaço de respiro, um momento do cuidado de si, do enfrentamento à solidão, ansiedade e depressão, de amizades e encontros afetivos, de renda e autonomia financeira, de contato com outras mulheres e suas tradições familiares.

“É um cuidado que transcende a saúde clínica, é o acolher e entender a realidade de cada pessoa, e acreditamos que essa ação irá gerar bons frutos, o que refletirá positivamente na vida de cada paciente e usuário, na satisfação dos profissionais envolvidos, e na saúde como um todo”, destacou a coordenação. O Grupo de Artesanato acontece todas as sextas-feiras às 09h, no auditório da UBS São Marcos.

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

bottom of page