top of page

Brasil confirma 3º caso de varíola dos macacos

Casos confirmados até agora são de pessoas que estiveram recentemente em Portugal e Espanha


Foto: Reprodução


O Ministério da Saúde informou na noite deste domingo (12) a terceira ocorrência da varíola dos macacos no Brasil. O caso foi confirmado laboriatorialmente pelo Instituto Adolf Lutz, de São Paulo. Segundo o ministério, trata-se de um paciente do sexo masculino, residente em Porto Alegre, com 51 anos de idade.


Ainda de acordo com a pasta, o caso é importado. O paciente esteve em Portugal e retornou ao Brasil na última sexta-feira (10). Ele está em isolamento domiciliar, junto com seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pelas secretarias de saúde do estado e do município. O ministério informou ainda que segue em articulação direta com o Rio Grande do Sul para monitoramento do caso e rastreamento dos contatos.


Os outros dois casos confirmados são em São Paulo.

No total, há investigação de seis casos suspeitos, que seguem isolados e em monitoramento.

Transmissão

A varíola dos macacos, em inglês monkeypox, é uma doença viral rara, transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias.

Ela pode ser transmitida ainda pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente. Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões.


Sintomas

De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.



Publicidade:


Publicidade:



bottom of page