top of page

UTFPR lança edital de vestibular hoje (14); acesso só ocorria por Sisu há mais de 10 anos

Instituição retoma provas neste ano para ampliar chance de entrada de calouros. Sisu continuará sendo aceito como modalidade de entrada. Veja cidades em que UTFPR tem campi.


Universidade Federal Tecnológica do Paraná — Foto: UTFPR/Divulgação


A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) lança, nesta terça-feira (14), o edital do vestibular para as vagas do segundo semestre letivo de 2023. O lançamento marca o retorno do modelo de prova na instituição, que não realizava vestibulares há 13 anos.


De acordo com a UTFPR, o edital será publicado às 11h, no site da instituição. A banca organizadora é a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef-PR).

O retorno dos vestibulares na UTFPR foi formalizado em fevereiro deste ano. Desde 2010, o acesso era feito exclusivamente com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).


A instituição informou, ainda, que o modelo atual de entrada, com nota do Enem, não será eliminado.


Datas

Segundo a UTFPR, o processo seletivo abre em 27 de março e vai até 9 de maio. A prova será em 4 de junho. Os aprovados entrarão na UTFPR no segundo semestre.


A previsão é que as inscrições custem R$ 150. A arrecadação com a inscrição deve custear o processo seletivo, junto com recursos da instituição.


Se houver superávit, de acordo com a UTFPR, os valores poderão ser revertidos em benefícios para a universidade.

Mudanças a partir do segundo semestre

No segundo semestre, de acordo com a UTFPR, 70% das vagas serão ofertadas via vestibular e outros 30% pelo Sisu.

Segundo a reitoria, os índices foram definidos com base em dados da demanda nacional e local

UTFPR extinguiu vestibulares em 2010

A UTFPR aderiu ao Sisu em 2009, com a oferta de 100% das vagas pelo sistema. A instituição está sem vestibulares desde o primeiro semestre de 2010.

Fonte: G1.globo

bottom of page