top of page

Unidades educacionais de São José dos Pinhais recebem o programa “Colmeias Urbanas”

Dando sequência ao programa “Colmeias Urbanas”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a Educação (SEMED), mais unidades educacionais receberam colmeias de abelhas durante a última semana.

São colmeias de abelhas nativas sem ferrão que ficarão em Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) com o objetivo de promover educação ambiental e a importância da preservação do meio ambiente. As abelhas possuem um papel crucial para o equilíbrio ecossistêmico, pois são agentes polinizadores que garantem a produção de frutos e sementes, além da reprodução das plantas.


O programa é coordenado pelas professoras que atuam na divisão de Educação Ambiental da SEMMA, Caroline Chiquin e Ediane Werlang. “A parceria entre o Meio Ambiente e a Educação é fundamental para abordar temas importantes sobre o nosso ecossistema, levando a temática de forma didática e interativa às crianças e estudantes”, explicou Caroline.


No CMEI Maria Scanhusso Vidolim, a instalação da colmeia foi acompanhada pelo secretário de Educação Aldrian Matoso e pelo diretor geral da SEMED, Diego Xina.

Para a diretora auxiliar da unidade, as colmeias vão aumentar as possibilidades de ensino com as crianças. “Amamos receber a colmeia, as crianças ficaram encantadas com as abelhas e nós com o projeto. Agora as crianças podem observar de perto e ampliar seus conhecimentos sobre a educação ambiental, e as professoras aprofundar o tema, as descobertas serão imensas”, falou Vaniéri Varela.


Receberam as colmeias: as Escolas Municipais Professora Elvira Piloto Carrano e Castro Alves (também no Programa Ampliando Saberes – PAS); e os CMEIs Trilha das Araucárias, Tio João, Santa Maria de Los Angeles, Maria Scanhusso Vidolim, Cantiga de Roda e Papa Paulo II.

A instalação das colmeias nas unidades educacionais acontece de acordo com requisitos e programação da secretaria de Meio Ambiente.



foto: Comunicação Prefeitura São José dos Pinhais

bottom of page