top of page

São José dos Pinhais realiza campanha de arrecadação para pessoas afetadas pelas chuvas


Outubro alcançou um marco histórico em Curitiba e Região Metropolitana, sendo o mês com maior volume de chuvas na região desde 1961. A previsão meteorológica ainda indica que mais precipitações podem atingir uma localidade. No entanto, o impacto das chuvas é sentido muito além das marcas registradas.

Diante dessa situação de calamidade, a Prefeitura de São José dos Pinhais está realizando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar as famílias afetadas. Itens como alimentos, roupas e produtos de limpeza e higiene estão sendo encontrados. As doações podem ser feitas em todas as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (CMEI's), bem como nos ginásios Ney Braga (Centro) e Max Rosenmann (Afonso Pena).

Fortes chuvas

As fortes chuvas dos últimos dias deixaram um rastro de destruição em todo o estado do Paraná, afetando 54 municípios e cerca de 65.372 pessoas, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado divulgado nesta segunda-feira (30). Pontos de alagamento tornaram-se uma cena comum em Curitiba e Região Metropolitana no último domingo (29), e parques como o Barigui e Tingui ficaram submersos. Além disso, a Rodovia dos Minérios foi totalmente invadida pelas águas, tornando as condições de tráfego extremamente perigosas.

Em São José dos Pinhais, algumas famílias precisaram procurar abrigo em casas de parentes. No entanto, segundo a Defesa Civil do município, as notícias para esta segunda-feira (30) trazem algumas novidades, pois o nível das águas no canal extravasor baixou em média 40 cm e a energia elétrica na região do Jardim Independência foi restabelecida.

Além disso, irá atender às necessidades da população, a administração municipal distribuiu dois abrigos para acolher os moradores afetados pelas chuvas: o Complexo Esportivo Riacho Doce e o Centro de Amparo Monte Claro. Nestes abrigos, equipes da Prefeitura estão trabalhando incansavelmente para oferecer assistência e suporte às famílias desalojadas. Até ao momento, 24 pessoas, representando 7 famílias, encontram-se abrigadas nesses locais.


Emergências

Para situações de emergência, a Defesa Civil de São José dos Pinhais orienta a todos os cidadãos a utilizarem os números de telefone 153 (Guarda Municipal) ou 0800 153 0800 para acionar as equipes de socorro.


Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais


תגובות


bottom of page