top of page

São José dos Pinhais irá ganhar um Ambulatório Médico de Especialidades (AME)

Com um investimento de pouco mais de R$ 23,7 milhões, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) é uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade que ofertará, num mesmo espaço, consultas e exames especializados, bem como, atendimento com equipe multiprofissional aos usuários das Redes de Atenção à Saúde prioritárias.



Na tarde desta segunda-feira (16) a prefeita de São José dos Pinhais – Nina Singer e o secretário estadual de Saúde – Beto Preto assinaram o convênio para a implantação do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no município, que terá uma área total construída de 4.003,10 m2.


Essa ação é uma parceria entre o Governo do Estado, Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) e Prefeitura de São José dos Pinhais. Anunciado em novembro de 2022, o Governo do Estado vai investir mais de R$ 203 milhões para a construção de dez (10) Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), onde São José dos Pinhais foi um dos municípios contemplados.


De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, estes recursos envolvem obras importantes para o reforço e a qualidade do atendimento de São José dos Pinhais e de toda a Região Metropolitana. “O AME é uma obra que lutamos por anos até esse momento do início da licitação, e agora começa a ter os desdobramentos necessários para sair do papel”, disse.

“Esse projeto é de extrema importância para São José dos Pinhais e para todos os municípios que poderão ser atendidos com essa obra. Queremos além de uma saúde de qualidade, diminuir as filas das consultas médicas de especialidades”, afirmou a prefeita Nina Singer.

Os ambulatórios prestam atendimento multiprofissional e regionalizado em parceria com os municípios para a realização de consultas e exames especializados de média complexidade. São dois tipos de AME’s: Tipo I e Tipo II. Na primeira modalidade são 37 consultórios e dez (10) salas de exames. Segundo o Governo do Estado, São José dos Pinhais integra com outros municípios o Tipo I.


O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) é uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade que ofertará, num mesmo espaço, consultas e exames especializados, bem como, atendimento com equipe multiprofissional aos usuários das Redes de Atenção à Saúde prioritárias:


Rede Mãe Paranaense – Gestantes (alto risco e risco intermediário) e Crianças (alto risco e risco intermediário até 05 anos de idade),


Rede de Atenção à Saúde do Idoso,


Rede de Atenção à Saúde Mental,


Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) – Hipertensão e Diabetes;


As consultas com especialistas serão possíveis apenas após avaliação básica em Unidades de Saúde Municipais, seguindo o Protocolo de Estratificação de Risco conforme as Linhas de Cuidado da SESA.


Assim que ocorrer a estratificação de risco do usuário, realizada tanto pelo médico quanto pelo enfermeiro da UBS, e o mesmo for classificado como risco intermediário ou alto risco em qualquer uma das linhas guia, o paciente será encaminhado, via Departamento de Regulação, ao AME. Após o atendimento com a equipe multiprofissional e a compensação do quadro de saúde do paciente, o mesmo retorna ao seu Município e ao seu médico com um Plano de Cuidados a ser seguido.


Quanto aos benefícios para o Município de São José dos Pinhais:


– A garantia da oferta de vagas para atendimento dos munícipes que se enquadram nas Linhas Guia;


– Otimizar o atendimento dos especialistas do quadro de servidores do município para a população que não se enquadra nos critérios de atendimento das Linhas Guia. Esta população hoje, em sua maioria, não é priorizada visto que os usuários pertencentes às Linhas Guia são considerados mais graves tendo assim atendimento prioritário;


– O custeio dos atendimentos realizados no AME para os usuários das Linhas Guia, tanto para consultas quanto para alguns exames, será de responsabilidade do Governo do Estado do Paraná, por meio do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (QualiCIS), possibilitando que o município redirecione o recurso gasto com esta finalidade para atendimento de outras necessidades.


Presenças

Participaram da assinatura do convênio a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o secretário estadual de Saúde, Beto Preto; o prefeito de Campo Magro e vice-presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), Cláudio Casagrande; o deputado federal eleito Geraldo Mendes; Andrei Gondro, representando o deputado estadual eleito Thiago Bührer; o assessor da governadoria do Governo do Paraná, Renato Adur; a secretária Municipal de Saúde, Giuvana Casagrande; o presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Allax Siqueira; secretários municipais, vereadores, demais autoridades e servidores do município.


Fonte/foto: Prefeitura de São José dos Pinhais

Comentários


bottom of page