top of page

Riscos de sinistros de trânsito são minimizados com os redutores de velocidade




Recentemente foram instalados os radares e redutores de velocidade em São José dos Pinhais, pontos que foram escolhidos após estudos prévios realizados e então constatada a necessidade de implantação por diferentes motivos, tais como riscos de acidentes ou acidentes já ocorridos, motoristas trafegando com velocidade acima do recomendado para a via, avanço frequente de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.

O objetivo maior dos redutores de velocidade é minimizar riscos de sinistros de trânsito (acidentes), envolvendo os principais fatores:

● Velocidade acima do permitido;

● Avanço de sinal vermelho;

● Parada sobre a faixa de pedestres.

Respeitar os redutores de velocidade é dirigir defensivamente e estar sempre atento à direção. São atitudes permanentes do condutor que deverá observar, prever e decidir sobre as condições no trânsito, evitando envolver-ser em acidentes. Respeitar os redutores de velocidade é respeitar a vida e o espaço do outro.

Quando o motorista dirige de forma defensiva, ele não apenas está valorizando sua vida e de seus entes, mas também está contribuindo para que a vida das outras pessoas seja preservada.

As cidades crescem muito a cada ano, a população aumenta e a frota veicular também. No entanto, as ruas e estradas permanecem as mesmas. Desta forma é imprescindível que intervenções que visem a segurança, a fluidez e o direito de ir e vir de todos sejam tomadas, por isso a importância da implantação de equipamentos como redutores de velocidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito são evitáveis, ou seja, quase 100% dos acidentes acontecem por falha humana, seja por imprudência, imperícia ou negligência. A OMS aponta que 6% dos acidentes acontecem por falhas nas vias, desta forma, é dever dos órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais, envidar esforços por meio de intervenções que possam efetivamente fazer com que minimizem esses dados.

Confira os locais onde já estão em operação os redutores de velocidade no site da Prefeitura de São José dos Pinhais http://www.sjp.pr.gov.br/secretarias/secretaria-transporte-e-transito/departamento-de-transito/ – Fiscalização Eletrônica. O munícipe também terá acesso a outras informações como estudos técnicos realizados para a implantação de cada equipamento e seus referidos locais.

RESPEITE OS RADARES, RESPEITE A VIDA, RESPEITE O DIREITO DE IR E VIR DE TODOS.

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

bottom of page