top of page

RENAULT PROMOVE CAPACITAÇÃO EM ESG PARA CONCESSIONÁRIOS DE TODO O BRASIL

Ação tem como objetivo estimular as iniciativas ambientais, sociais e de governança, com base em uma visão integrada da sustentabilidade do negócio





Envolver a cadeia de valor e compartilhar as boas práticas da governança corporativa são itens fundamentais da política de responsabilidade socioambiental do Renault Group. Alinhada a estes objetivos, a Renault do Brasil promoveu a primeira capacitação ESG para a Rede.

Concessionários de todo o país participaram da formação, que abordou as ferramentas presentes no Relatório de Sustentabilidade da Renault do Brasil, como a matriz de materialidade da marca, as alavancas de transformação da pauta ESG, e os benefícios que as ações ESG trazem para o meio ambiente e a sociedade com base em uma visão integrada da sustentabilidade do negócio.

"A formação ESG é mais uma iniciativa que alinha a estratégia ESG do Renault Group com a Rede de Concessionárias, envolvendo um dos principais stakeholders da marca para que possamos continuar caminhando juntos nas ações ESG, construindo uma marca cada vez mais responsável e sustentável", destaca Graziela Pontes, coordenadora do Instituto Renault.

"Neste treinamento compartilhamos a ótica da geração de valor e de como o ESG contribui para a estratégia do negócio. Este é mais um importante passo, que dá ferramentas para que a nossa Rede de Concessionárias possa ampliar a realização de ações socioambientais locais, que transformam a sociedade ao seu redor, afirma Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede na Renault do Brasil.

A formação em ESG passa a integrar o currículo da Renault Academy, centro de treinamento da Renault para rede de concessionárias que segue padrões internacionais da marca. Nos próximos meses o treinamento deve contemplar mais de 500 pessoas, entre consultores de vendas e gestores da rede.

Carmarker, caremaker: a estratégia socioambiental do Renault Group

A estratégia de sustentabilidade, anunciada pelo Renault Group em abril de 2021, insere-se na dinâmica do Renaulution. Esta estratégia adapta o propósito do Renault Group como um roadmap operacional, ajudando na transformação da empresa ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança e atuando em favor da inclusão social, com três pilares:

- A transição ambiental como parte integrante de toda a cadeia de valor: reduzir a pegada de carbono e privilegiar a utilização otimizada dos recursos através do desenvolvimento das nossas atividades de economia circular.

- A segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho: alavancar a tecnologia embarcada em nossos veículos para garantir a segurança dos usuários de nossos veículos e serviços nas estradas e priorizar a segurança dos funcionários no local de trabalho.

- Inclusão, empregabilidade, equidade e solidariedade: promover a inclusão: a mudança para os novos negócios de eletrificação, dados e economia circular será alcançada apoiando a evolução de competências e promovendo a diversidade dentro do Grupo.

Matriz de materialidade da Renault do Brasil

Alinhada à estratégia socioambiental do Renault Group, em 2021 a matriz de materialidade da Renault do Brasil foi atualizada em conjunto com os principais stakeholders internos e externos da marca. A matriz consiste na priorização dos temas que representam os impactos ambientais, sociais e de governança mais significativos para a empresa e seus stakeholders, definindo nove temas materiais, que norteiam a estratégia ESG da empresa:

  1. Ética de transparência.

  2. Emissões de gases de efeito estufa na produção e demais atividades, saúde e segurança dos colaboradores.

  3. Saúde e segurança dos colaboradores.

  4. Qualidade dos veículos.

  5. Satisfação dos Clientes.

  6. Segurança dos passageiros e usuários no trânsito.

  7. Ecoeficiência do produto.

  8. Desenvolvimento dos territórios onde a empresa opera.

  9. Diversidade e Inclusão.

Sobre a Renault do Brasil

Produzindo no Brasil há 25 anos, a Renault do Brasil conta com 6 mil colaboradores e quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).

Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech e Zoe E-Tech, a

Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa, com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 865 mil pessoas ao longo dos seus 12 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

bottom of page