top of page

Renault Group fortalece parceria com a Nissan Motor

Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040.




Após vários meses de discussões construtivas com a Nissan Motor Co. Ltd., o Renault Group anuncia hoje que, sujeito à aprovação de seu Conselho de Administração, transpôs uma grande etapa em suas tratativas sobre a definição das novas bases de sua parceria.

A ambição é fortalecer as relações da Aliança e maximizar a criação de valor para todos os stakeholders, com uma estratégia baseada em três pilares:

• Relançar a parceria com projetos operacionais de forte criação de valor

  • Com projetos-chave na América Latina, Índia e Europa, que seriam desdobrados em três dimensões: mercados, veículos e tecnologias.

Fortalecer a agilidade estratégica, com novas iniciativas em torno das quais as empresas parceiras podem se unir

  • A Nissan investiria na Ampere, unidade de negócios pure player 100% dedicada a veículos elétricos e softwares fundada pelo Renault Group, com o objetivo de se tornar um acionista estratégico.

• Uma governança equilibrada e participações cruzadas para favorecer a aceleração dos ganhos de eficiência operacional

  • O Renault Group e a Nissan manteriam uma participação cruzada de 15%, com a obrigação tanto de manter como limitar suas participações. Ambas teriam condições de exercer livremente os direitos de voto associados à sua participação direta de 15%, limitados a 15%.

  • O Renault Group transferiria 28,4% de suas ações da Nissan a uma fidúcia francesa, onde os direitos de voto seriam “neutralizados” para a maioria das decisões, mas cujos direitos econômicos (dividendos e lucro com a venda de ações) ainda beneficiariam totalmente o Renault Group até a venda de suas ações.

  • O Renault Group daria instruções para o fiduciário vender estas ações da Nissan se as condições econômicas forem razoáveis para o Renault Group, no âmbito de um processo organizado e ordenado, mas não teria nenhuma obrigação de vender suas ações em um prazo específico pré-determinado.

  • O Conselho Operacional da Aliança (Alliance Operating Board) continuaria sendo a instância de coordenação.

Os acordos estão sendo finalizados e a transação continua sujeita à aprovação dos conselhos de administração do Renault Group e da Nissan.

Os membros da Aliança preveem fazer um anúncio imediatamente após a aprovação pelos conselhos de administração.

Sobre o Renault Group

O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group compreende 4 marcas complementares – Renault, Dacia, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,1 milhões de veículos em 2022. O Grupo emprega aproximadamente 111.000 colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040. https://www.renaultgroup.com/

Fonte: Sala de Imprensa Renault

Commentaires


bottom of page