Parceria Nipo-Brasileira realizará o plantio de 20 mil mudas de Cerejeiras Japonesas em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba em parceria com Câmara de Comércio e Indústria Japão Brasil do Paraná deu início, nesta segunda-feira (6/6), ao mais novo corredor de ônibus colorido da cidade. As primeiras mudas de cerejeiras japonesas que vão trazer tons de cor-de-rosa à Avenida Sete de Setembro foram plantadas na altura da Praça do Japão.


Neste primeiro momento serão plantados 500 exemplares da espécie até a Rua Tibagi, no sentido Centro, numa extensão de 2,8 quilômetros.


O prefeito Rafael Greca fez o plantio simbólico junto ao cônsul-geral do Japão, Keiji Hamada, e ao presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil – Japão do Paraná, Arata Hara, marcando as celebrações de 40 anos de co-irmandade entre as cidades de Curitiba e Himeji.


“Esse ato celebra nossa árvore de número 230 mil desde o início do desafio [das 100 Mil Árvores]. Nossa ideia é que Curitiba seja a mais verde das cidades do Brasil e que essa avenida seja a Avenida das Cerejeiras”, disse Greca, ao agradecer a presença e a parceria da comunidade japonesa.


Durante o plantio também foi realizado o lançamento do Projeto "Plantando Cerejeiras e Oportunidades" da CCIJB, que visa se unir aos esforços do desafio 100 Mil Árvores de Prefeitura de Curitiba, a parceria vai incluir o plantio de 20 mil cerejeiras em diversos locais da cidade, que serão adotadas pelas famílias de descendentes de japoneses; além de oportunidades de investimento e negócios.


Mais verde

A secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, ressaltou que o plantio também faz parte das ações do Mês do Meio Ambiente e do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba. “Muito além da beleza que essas cerejeiras vão trazer, elas ajudam a nossa cidade a controlar a temperatura, abrigam a fauna urbana e nos tornam mais resilientes frente às mudanças climáticas”, explicou.


De acordo com o diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, a previsão é de que o colorido comece a aparecer em três anos na Sete de Setembro. “Já temos outros três corredores semelhantes e com as mesmas funções na cidade, na Rua Padre Anchieta, Rua Deputado Heitor Alencar Furtado e mais recentemente nas avenidas João Gualberto e Paraná, que recebeu três cores de ipês”, lembrou.


Presenças

Participaram, ainda, o secretário de Administração e Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Feijó; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o superintendente de Controle Ambiental, Marcos Traad; o diretor de Parques e Praças, Giovando Romaniane; a administradora da Regional da Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani, demais membros da Câmara de Comércio e Indústria do Japão Brasil do Paraná, membros e autoridades da comunidade Japonesa, Representantes do Deputado Federal Luiz Nishimori, e o Diretor executivo da Tv euro News Ronaldo Vaccari.



fotos: Ronaldo Vaccari