top of page

ONG EquoSorriso comemora 10 anos com feijoada beneficente

ONG oferece equoterapia para potencializar crianças e adolescentes para a vida social, familiar e escolar em São José dos Pinhais (PR)



Foto: Reprodução


Comida boa, música e solidariedade. Com esta combinação e prestes a completar 10 anos, a ONG EquoSorriso - Equoterapia e Equitação Lúdica vai promover no próximo dia 20 de maio, a 1ª Feijoada EquoSorriso. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 11 horas, na sede da instituição (Rua Antônio Greboge, 8.000), que fica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR).

A programação está repleta de atividades para as famílias, além da deliciosa feijoada que será preparada no dia. Entre as atrações estão o brinquedo inflável para as crianças e música ao vivo, com um repertório diverso. Além disso, será aberto o espaço verde da instituição para que as famílias possam realizar um delicioso piquenique no local.

A EquoSorriso é uma organização sem fins lucrativos que atende crianças e jovens com deficiências, bem como profissionais com sintomas de depressão e síndrome de Burnout. Desde sua criação, a organização atendeu mais de 600 pacientes, a partir de dois anos de idade nas sessões de equoterapia.


“Estamos ansiosos para a comemoração dos 10 anos da EquoSorriso. No dia 23 de setembro será a grande festa, mas até lá vamos comemorando pequenos eventos que nos trouxeram até aqui. A feijoada é um sucesso maravilhoso, sem o apoio de todos que caminharam ao lado da instituição não conseguiríamos chegar a todas estas crianças alcançadas com a equoterapia. É uma emoção”, afirma Rosana Collect, diretora e fundadora da EquoSorriso.


Os convites já estão à venda pelo Sympla ou pelo telefone (41) 99753-4439 e custam R$ 50 por pessoa (crianças até 13 anos não pagam). Também é possível adquirir os ingressos no local. Toda a renda arrecadada no evento será revertida para os trabalhos realizados pela EquoSorriso com a comunidade.


Como surgiu o trabalho da EquoSorriso

O amor de uma jovem por cavalos crioulos e seu desejo de revolucionar o mundo de crianças com deficiências resultou na fundação da EquoSorriso em 2013. Criada como uma homenagem ao legado de Rubia Collect, que faleceu aos 17 anos, a ONG, que oferece equoterapia para potencializar crianças e adolescentes para a vida social, familiar e escolar em São José dos Pinhais (PR) recebeu esse nome devido aos largos sorrisos estampados no rosto da adolescente.


A instituição iniciou suas atividades após a família de Rubia encontrar um pré-projeto para crianças com deficiências em meio aos seus materiais escolares. Seus familiares já tinham o hábito de auxiliar projetos sociais e, para atribuir um novo sentido às suas vidas, transformaram o sítio em que moravam, no interior do Paraná, em um espaço de acolhimento e esperança.


A equoterapia é um método terapêutico que utiliza uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação para promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Dados da Associação Nacional de Equoterapia mostram que o método é indicado para doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas, sequelas de traumas e cirurgias, doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais e distúrbios de aprendizagem e linguagem.


Mais informações, entre em contato pelo (41) 99753-4439 ou pelas redes sociais

Instagram > www.instagram.com/equosorrisoequoterapia/

ou Facebook > www.facebook.com/EquoSorriso.

bottom of page