top of page

Novo comando do Sebrae/PR toma posse, em Curitiba

Ercílio Santinoni é o presidente do Conselho Deliberativo; a diretoria executiva é composta por Vitor Roberto Tioqueta, César Reinaldo Rissete e José Gava Neto



Na noite desta segunda-feira (12), foi realizada a posse dos novos dirigentes do Sebrae/PR para os próximos quatro anos. O presidente da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná (Fampepar), Ercílio Santinoni, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR (CDE), para o mandato 2023-26, no lugar de Fernando Moraes, cuja gestão finaliza em 31 de dezembro.


Formado por representantes de 13 entidades do setor produtivo, instituições de crédito e poder público, que se alternam no comando, o Conselho do Sebrae/PR possui como responsabilidades a formulação de diretrizes de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas paranaenses.


Para a gestão, foram reeleitos para os cargos, pelo CDE, o diretor-superintendente Vitor Roberto Tioqueta e o diretor de Administração e Finanças José Gava Neto. O novo diretor de Operações será César Reinaldo Rissete, funcionário do Sebrae/PR que estava atuando como gerente da Unidade de Competitividade, do Sebrae Nacional, em Brasília. A cerimônia foi realizada durante a 12ª Reunião Ordinária do Conselho, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. Os efeitos legais da posse terão início em 1º de janeiro de 2023.


Durante a solenidade, também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal. A partir de 2023, compõem a equipe, como titulares, João Gogola Neto (Ocepar) Nilson Hanke Camargo (Faep) e Evaldo Kosters (Fiep); e suplentes, Eduardo Luiz Gabardo Martins (Fecomércio PR), Hélder Miranda de Paiva (Faciap) e Eloísa Helena Orlandi Oliveira (Fiep).


Com anos de experiência junto à Fampepar e também como presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni manifestou o desejo de que a instituição esteja ainda mais próxima dos empreendedores paranaenses.


“Minha experiência no Sebrae e no convívio com as microempresas mostra que precisamos simplificar nossos processos, fazer diferente, favorecer mais e com mais intensidade os pequenos negócios. Menos teoria, mais ação. Na prática, precisamos abrir nossas portas e, além disso, precisamos ir às empresas, aos empreendedores e empreendedoras, onde eles estão”, pontuou o novo presidente do Conselho para o biênio 2023-24.


Santinoni é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, além de ser contador e professor. Tornou-se empresário em 1976 e, desde 1983, atua na articulação e defesa do segmento das micro e pequenas empresas no Paraná e no Brasil. Natural de Marialva (PR), Ercílio é cidadão benemérito do Estado do Paraná e do município de Maringá. Também recebeu o título de cidadão honorário do Espírito Santo e comendador da Ordem Nacional Barão de Mauá.


O presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, destacou a atuação do Sebrae/PR por conta de sua eficiência na proposição de atividades, o que o coloca em posição de destaque no sistema. Melles deu destaque para o trabalho de Ercílio a frente da Fampepar e da Conampe, lembrando que há mais de três décadas atua na defesa dos pequenos negócios, no Paraná e no Brasil.


“O Ercílio tem uma vida dedicada às micro e pequenas empresas. É uma história muito bonita. A Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, do Congresso Nacional, também reconhece o trabalho dele. Então, vim entregar um abraço do Sebrae de todo o Brasil aqui na posse dele, da nova diretoria, e dos conselheiros”, enfatizou Melles.


Atuação fortalecida

Reconduzido ao cargo como diretor-superintendente, Vitor Roberto Tioqueta ressaltou que está renovado e pronto para novos desafios.


“Recebo, novamente, essa responsabilidade com muito entusiasmo e motivação para desempenhar o trabalho, ao lado de toda a nossa equipe, para que o Sebrae possa fortalecer e criar ainda mais oportunidades para os empreendedores das micro e das pequenas empresas durante os próximos quatro anos”, afirmou Tioqueta.


José Gava Neto, que também foi reconduzido ao cargo de diretor de Administração e Finanças, pontuou que a confiança de um novo mandato se dá por todo o trabalho conduzido pelos gestores e que reflete na sua diretoria.


“Sou grato pelo reconhecimento do trabalho de toda a equipe e me sinto motivado e comprometido para buscarmos, cada vez mais, a eficiência em gestão para que a entrega aos nossos clientes seja eficaz, com qualidade e aplicabilidade”, completou Gava.



O novo diretor de Operações é César Reinaldo Rissete, que substitui a Julio Cezar Agostini, que seguirá atuando instituição, pois é colaborador efetivo da empresa.


Rissete destacou que pretende atuar para fortalecer a agenda do empreendedorismo no Paraná, que vem tendo bons resultados, além de realizar um trabalho focado no fortalecimento de parcerias em âmbito estadual, municipal e territorial, tendo como objetivo uma agenda em comum.


“Estou com uma expectativa muito positiva. Sentimento de alegria, missão a ser cumprida e a obrigação de servirmos ao nosso Paraná e a toda a população. Vamos trabalhar para que os empreendedores possam alcançar novos mercados e também fomentar oportunidades para aqueles que desejam. Hoje, oito em cada dez empregos em nosso estado têm origem nas micro e pequenas empresas. Queremos seguir com isso e aumentar ainda mais, começando do básico, nas escolas e universidades, até os negócios que estão em funcionamento e precisam de apoio”, ressaltou Rissete.


Natural de Dracena (SP), Rissete é economista, especialista em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas pela Unicamp e mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. No Sebrae/PR, começou como consultor, em 2008, e coordenou os trabalhos de Políticas Públicas, articulando e atuando na implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, bem como dos ecossistemas de inovação.


Presidente do Conselho durante o biênio 2021-22, Fernando Moraes lembrou do trabalho realizado e agradeceu o apoio de todos os parceiros.


“Atendemos quase 900 mil empresas nesse período, número que nos coloca como o segundo maior Sebrae do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Também estamos finalizando o ano com 354 salas do empreendedor, em 340 municípios. Com esses resultados, quero agradecer ao apoio de cada um que esteve com a gente, buscando contribuir para a sociedade e a economia do nosso Paraná. Gostaria ainda de desejar êxito ao Ercílio, um grande especialista em lutas pelas pequenas empresas”, completou Moraes.


Presente na cerimônia, o vice-governador do Paraná e conselheiro do Sebrae/PR, Darci Piana, agradeceu a todos que fizeram parte da gestão de Fernando Moraes, como presidente do CDE, e aos que farão parte da gestão, a partir de 1° de janeiro de 2023.


“Vocês podem contar conosco, conselheiros, e também contar com o Governo do Estado. Estamos juntos. É um orgulho dizer que o Sebrae faz parte dessa modernidade, desta integração do sistema produtivo do estado. Parabéns àqueles que fizeram essa história e parabéns àqueles que vão continuar a fazê-la”, congratulou o vice-governador.


Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo do Sebrae/PR é composto por 13 instituições: Fomento Paraná; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar); Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR); Sebrae Nacional; Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral; Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar); e Universidade Federal do Paraná (UFPR).




Comentarios


bottom of page