top of page

Novembro Azul – Porque a saúde do homem também é importante



Mais do que o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul é um momento de fortalecer e valorizar a importância do cuidado integral à saúde masculina.

Desta forma, a Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais ressalta que a adoção de hábitos saudáveis ​​de vida, como realizar exercícios físicos, manter o peso corporal adequado, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar é fundamental para que sejam evitadas as principais doenças crônicas, inclusive o câncer.

O cuidado integral à saúde inclui atenção e acompanhamento de outras doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão arterial, o colesterol alto, as alterações da tireoide, a obesidade, a depressão e a ansiedade. O homem deve estar atento e consciente do seu corpo e mente, procurando profissionais de saúde sempre que haja alguma mudança ou tipo de sofrimento, seja físico ou mental.

O Novembro Azul também deve ser um momento de reflexão sobre o que é ser homem na sociedade e sua responsabilidade individual e coletiva em promover ações mais inclusivas e de equidade entre homens e mulheres. Também o respeito à diversidade e à sexualidade humana como um espectro é essencial para que possamos ter uma sociedade mais justa e igualitária.

É recomendado que os homens estejam sempre alertas a sintomas que possam indicar problemas urinários ou de próstata. Sinais como dificuldade de urinar, demora em iniciar ou finalizar o jato urinário, diminuição do jato urinário, necessidade aumentada de urinar durante a noite ou presença de sangue na urina devem ser sempre avaliados por um profissional de saúde.

As principais ações de prevenção de doenças e cuidado integral iniciam-se na Atenção Primária à Saúde. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), os homens encontram informação e atendimento por equipe multiprofissional disposta ao auxílio no cuidado em todos os ciclos de vida, o que inclui diagnóstico, tratamento e acompanhamento dessa população.

A SEMS informa ainda que durante o mês de novembro, nos equipamentos de saúde do município serão realizadas diversas atividades, palestras, e ações de mobilização para conscientizar a sociedade e incentivar os homens a cuidarem da própria saúde. O Novembro Azul é um momento de fortalecimento da busca constante pela saúde e qualidade de vida dos homens, e conscientização de ações de prevenção.

Serviço:

Segundo dados recentes, entre 20 e 39 anos, a maior causa de morte entre os homens são as externas, como acidentes de trânsito e violências. Já na faixa etária de 40 a 59 anos – infarto e derrame estão no primeiro lugar.

Finalmente, após os 60 anos, ainda predominam as doenças do coração e do cérebro seguidas das neoplasias. Dentre eles, destacam-se o câncer de pulmão, traqueia, intestino e próstata. Portanto, homens, cuidem da sua saúde.

A Secretaria de Saúde ressalta que os homens verificam como e a pressão arterial, fazem os exames para saber como está o colesterol e o açúcar no sangue. Evite fumar e diminua o consumo de bebida alcoólica. Cuidem da saúde mental, dentre outros cuidados simples e que devem ser continuados.


Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

bottom of page