top of page

I Seminário Internacional da Educação Integral em Tempo Ampliado

São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), participou do I Seminário Internacional da Educação Integral em Tempo Ampliado, realizado pela Secretaria de Educação de Curitiba.


Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais


O evento faz parte da Semana Darcy Ribeiro e reúne profissionais da Educação para relatos de experiências, palestras e debates sobre a educação integral.


Com o objetivo de abordar diferentes perspectivas e fortalecer o trabalho pedagógico das escolas em tempo ampliado, uma mesa-redonda, conduzida pela secretária de Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacíla, foi realizada com secretários da Região Metropolitana. O secretário Aldrian Matoso foi um dos convidados para falar sobre o tema.


“Essa troca de experiências é enriquecedora para avançarmos ainda mais na educação integral em tempo ampliado, que é parte do plano de governo da atual gestão.

Junto com a prefeita Nina Singer estamos desenvolvendo um projeto para a construção de uma escola integral exclusiva nesta modalidade em nosso município, com capacidade para 600 estudantes, o que vai fortalecer ainda mais nossa Educação”, explicou Aldrian Matoso.


O encontro contou ainda com a participação da secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini e da diretora Luciane Dala Valle, de Colombo.


Em São José dos Pinhais, a educação integral em tempo ampliado é desenvolvida por meio do Programa Ampliando Saberes – PAS e já está presente em diversas unidades. Para o próximo ano, de acordo com o planejamento da SEMED, o programa vai abranger ainda mais escolas da rede municipal.


“O número de unidades que desenvolvem o PAS será dobrado em 2023, chegando a 20 Escolas Municipais. Isso comprova o compromisso da atual gestão com a nossa Educação, é gratificante ver nossas escolas proporcionando esse programa aos nossos estudantes, os quais têm a oportunidade de acessar diferentes saberes por meio de práticas pedagógicas diversificadas”, explicou Cristiani Carmezim, diretora do departamento de Ensino Fundamental.


Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

bottom of page