top of page

Festival Imin Matsuri, em Curitiba, celebra os 114 anos da imigração japonesa ao Brasil


Foto: Ronaldo Vaccari


Depois de dois anos sem acontecer por causa da pandemia de Covid-19, o 30º Imin Matsuri (Festival do Imigrante Japonês), que celebrou os 114 anos de imigração nipônica no Brasil, fez a alegria dos descendentes japoneses e dos fãs da cultura japonesa no fim de semana. O evento aconteceu no sábado (4) e no domingo (5) no Centro de Eventos do Parque BariguI, e contou com a cobertura da Tv Euro News.


O público teve a chance assistir apresentações artísticas, degustar pratos da culinária oriental, participar de oficinas, de danças típicas e do concurso de cosplay. Também teve a chance assistir apresentações de “taikô” (tambor), “odori” (dança), “karaokê” (música) e artes marciais. O grupo Sons Nikkei, apresentará shows com a fusão das músicas japonesa e brasileira (violão, piano, “taikô”, “shakuhachi” e “fue”). No centro gastronômico foram vendidos pratos típicos como sashimi, sushi, yakissoba, guioza, sukiyaki, tempurá, karaguê, entre outros. Artesanatos orientais também foram comercializados. E foram ofertadas oficinas gratuitas de “origami” (dobradura de papel), “furoshiki” (arte de embrulhar com tecido) e “bonsai” (árvore em miniatura).


“Ficamos dois anos sem este evento que já é tradição em Curitiba. O concurso de cosplayers foi incrível”, disse Rogério Mendes, 33 anos, que há pelo menos seis anos participa dos eventos sobre a cultura japonesa.


Prestigiando o evento estiveram o Vice Governador Darci Piana, Eduardo Pimentel Vice Prefeito de Curitiba, Luiz Nishimori Deputado Federal, o Consul do Japão HAMADA Keiji, o Presidente da Câmara Municipal de Curitiba Vereador Tico Kusma, o Vereador Nori Seto e Marcio Barros, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Londrina Jairo Tamura, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná Arata Hara e o Diretor Osmar Kano, o Presidente da Rede de Farmácias Nissei, Sr. Sergio Maeoka, o Diretor Executivo da Tv Euro News Ronaldo Vaccari e demais autoridades.

por: Jefferson de Paula


Foto: Tv Euro News



PUBLICIDADE:



PUBLICIDADE:


bottom of page