top of page

Em 2023, mais de 1.500 pessoas participaram dos cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura

Durante o ano de 2023, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) ofertou gratuitamente 74 cursos de qualificação profissional, que beneficiaram 1.536 pessoas. O objetivo dessa iniciativa da administração pública municipal é oferecer uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho por meio de capacitação dos cidadãos.

Segundo a aluna de costura, Rafaela Melo, de 40 anos, o curso tem sido muito produtivo e tem lhe trouzido grande aprendizado, o que ajudará em sua vida profissional:


“O curso é ótimo! Como eu pretendo trabalhar na indústria têxtil, os ensinamentos das aulas estão mudando a minha vida” declara.


Centro de Qualificação e Capacitação

Inaugurado no dia 13 de novembro, o Centro de Qualificação e Capacitação visa fortalecer a capacitação profissional e ampliar o acesso da população aos diversos cursos disponíveis. O local conta com: cozinha; sala de corte e costura; área para curso de solda e operador de empilhadeira, sala de aula; além de uma sala para beleza e estética.

Desde a sua inauguração, já foram ofertados sete cursos, sendo eles:

  • Soldador;

  • Operador de empilhadeira;

  • Costura;

  • Panetones, bolos e roscas natalinas;

  • Operador de processo de produção;

  • Logística básica;

  • Derivados de mel (em parceria com o sindicato rural).

No início de 2024, serão abertas as matrículas para logística básica, operador de processo de produção, soldador e ovos de páscoa. Durante todo o ano, serão ofertados diversos cursos nas áreas de gastronomia , beleza, indústria e outros. Fique de olho nos canais oficias do município para obter mais informações e saber como participar.


Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

bottom of page