top of page

Eder Borges consegue liminar e deve retornar ao cargo de vereador em Curitiba

A liminar que anula a cassação do mandato concede o pedido da defesa, que considera inconstitucional a perda do cargo sem votação em sessão plenária.



Foto: Câmara Municipal de Curitiba


O vereador Eder Borges (PP) conseguiu uma liminar que dá a ele o direito de retornar ao cargo de vereador de Curitiba. A decisão foi dada nesta quarta-feira (1) pelo juiz de direito substituto Eduardo Lourenço Bana, da 4ª Vara da Fazenda Pública.

A liminar que anula a cassação do mandato concede o pedido da defesa, que considera inconstitucional a perda do cargo sem votação em sessão plenária na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Com isso, ele pode retomar imediatamente às funções parlamentares.

Pelas redes sociais, Eder Borges comunicou a decisão em poucas palavras: "Liminar concedida. Retorno imediatamente ao mandato de vereador". A CMC irá recorrer da decisão.


A cassação ocorreu pelo vereador ter sido condenado por difamação em um processo, já transitado e julgado, após publicar uma montagem que acusava a APP-Sindicato de manipular ideologicamente estudantes, em 2016.


De acordo com a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da CMC, a condenação do parlamentar implica na perda de direitos políticos e, consequentemente, na cassação do mandato.

Durante a tramitação do processo, ele conseguiu recorrer de algumas decisões, que na sequência foram revertidas pela APP Sindicato até chegar ao trânsito em julgado. O caso foi denunciado à Câmara de Curitiba em fevereiro deste ano através de anonimato.

Eder Borges, em defesa, afirmou que "não pode perder o mandato por conta de um meme" e chamou a condenação de "um absurdo da Justiça brasileira".


EDER BORGES ACUSOU SINDICATO DE MANIPULAÇÃO IDEOLÓGICA

Eder Borges compartilhou em 2016, quando ainda não tinha mandato, uma publicação em que acusava a APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná) de manipulação ideológica de alunos e alunas da rede estadual.

Na época, movimentos estudantis ocuparam escolas públicas em protesto à proposição de reforma na educação básica. Bolsonarista, o parlamentar pertencia ao MBL (Movimento Brasil Livre) quando fez a postagem em redes sociais.

Eder Borges chegou a ser candidato ao Legislativo municipal naquele ano, porém não foi eleito. O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) chegou a cassar o mandato dele, iniciado em 2021, por não prestar contas sobre a candidatura na eleição em que foi derrotado. Em 2020, foi eleito vereador de Curitiba com 3.932 votos.


bottom of page