Desembargador Federal Tadaaqui Hirose Diploma de Honra e Mérito de Negócios Estrangeiros do Japão


O Desembargador Federal Dr. Tadaaqui Hirose, membro do Conselho de Administração da CCIBJ-PR, foi condecorado com a entrega do Diploma de Honra e Mérito de Negócios Estrangeiros do Japão.


A cerimônia de homenagem aconteceu no último dia (28), na Capitania dos Portos em Paranaguá, e contou com a presença de autoridades civis e militares, dentre elas o Tenente Montenegro Comandante do Oitavo Distrito Naval, Vice Almirante Guilherme da Silva, o Capitão de Mar e Guerra André Vasconcelos, o Presidente da CCIBJ-BR Arata Hara, o Diretor da CCIBJ-BR Osmar Kano, o Diretor Executivo da Tv Euro News Ronaldo Vaccari entre outros empresários.


Dr. Taadaqui Hirose, nasceu no dia 07 de Julho de 1945 no Município de Guaimbê, no Estado de São Paulo, filho de imigrantes, mostra a formação a força moral e familiar Nipônica. Os Pais nasceram e se casaram no Japão, ele técnico Agrícola e ela com o Colegial concluído, vieram para o Brasil em 1929 e aqui criaram nove filhos, sete dos quais inclusive com curso superior, dentre eles o Dr. Hirose, que se destacou nos estudos na cidade de Arapongas. Em 1967, concluiu o curso de Economia na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana e em 1972 concluiu o curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina.


Dr. Hirose começou sua vida profissional como advogado, função que exerceu de 1973 até 1977, na cidade de Apucarana, ano em que ingressou no Banco Central (Bacen), também como advogado. Em 1979, ingressou na magistratura estadual. No ano de 1986, foi nomeado Juiz de Direito da Comarca de Arapongas, onde realizou relevantes trabalhos para o município. Em 1987 assumiu a Titularidade da 9ª Vara Federal de Curitiba e exerceu o cargo de Diretor do Foro da Sessão Judiciária do Paraná. Entre agosto de 1991 e agosto de 1993, foi membro do Tribunal Eleitoral do Paraná.Em 1999 foi empossado Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, também coordenou os juizados Especiais Federais da 4ª Região, foi Diretor da Escola de Magistratura (EMAGIS) e Corregedor Regional da Justiça Federal da 4ª Região entres os anos de 2011 a 2013

Seu ápice profissional se deu no ano de 2013 onde foi eleito Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que compreende Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Importante destacar ainda, que o Dr. Hirose teve uma participação determinante no desenvolvimento e mediação de negócios provenientes do capital japonês no Brasil, trazendo cada vez mais novos investimentos ao estado.


foto: Ronaldo Vaccari


foto: Ronaldo Vaccari