Curitiba acorda com cobertura do sinal 5G nesta terça feira (16)

A TIM é a única operadora a oferecer cobertura 5G standalone em todos os 75 bairros da cidade de Curitiba, conectando mais de 85% da população com a nova tecnologia que acontece nesta terça-feira (16).


Foto: Karine Scheidt


Com velocidades de navegação que podem alcançar até 100 vezes mais que a rede 4G, o 5G deve impactar de forma única, principalmente, o mercado corporativo, viabilizando a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas.


A TIM Brasil realizou na noite desta segunda feira (15), o evento de lançamento da cobertura 5G em Curitiba, que aconteceu no espaço do Museu Oscar Niemeyer, e contou com a presença do CEO da TIM BRASIL Alberto Mario Griselli, o Governador do Estado do Paraná Ratinho Junior, o Vice Prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, demais autoridades e Executivos da Operadora.


" Curitiba foi escolhida para ser a capital brasileira no desenvolvimento do projeto ‘Cidade 5G’, em que trabalhamos o conceito de smart city a partir da implementação da nova rede. O 5G é um diferencial importante em iniciativas de segurança e mobilidade, por exemplo, e já estamos realizando diversos testes para trazer novas soluções para a capital do Paraná", disse o CEO da TIM Brasil Alberto Mario Griselli, e afirmou que a TIM é líder de mercado em Curitiba desde o início da operação no Estado. Portanto, esse protagonismo no 5G é natural, e saem na frente entregando cobertura em todos os bairros, para que os clientes conheçam todas as possibilidades da nova tecnologia


Lista dos bairros de Curitiba com 5G TIM

Abranches, Água Verde, Ahú, Alto Boqueirão, Alto da Glória, Alto da XV, Atuba, Augusta, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Batel, Bigorrilho, Boa Vista, Bom Retiro, Boqueirão, Butiatuvinha, Cabral, Cachoeira, Cajuru, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Campo de Santana, Capão da Imbuia, Capão Raso, Cascatinha, Caximba, Centro, Centro Cívico, Cidade Industrial de Curitiba, Cristo Rei, Fanny, Fazendinha, Ganchinho, Guabirotuba, Guaíra, Hauer, Hugo Lange, Jardim Botânico, Jardim Social, Jardim das Américas, Juvevê, Lamenha Pequena, Lindóia, Mercês, Mossunguê, Novo Mundo, Orleans, Parolin, Pilarzinho, Pinheirinho, Portão, Prado Velho, Rebouças, Riviera, Santa Cândida, Santa Felicidade, Santa Quitéria, Santo Inácio, São Braz, São Francisco, São João, São Lourenço, São Miguel, Seminário, Sítio Cercado, Taboão, Tarumã, Tatuquara, Tingui, Uberaba, Umbará, Vila Izabel, Vista Alegre e Xaxim.


A TIM e a inovação no Paraná

Desde 2019, a TIM investe para fomentar um ecossistema 5G que permita a implementação da tecnologia no Brasil. Parcerias com instituições de ensino e a criação de laboratórios, por exemplo, com estudos e testes sobre 5G, ajudaram a consolidar a tecnologia por meio de projetos-piloto pelo país. A operadora, em associação com instituições tecnológicas e governos locais, implantou projetos para transformar cidades e levar o conceito de smart city para todo o Brasil, como é o caso de Curitiba.

Em abril deste ano, a operadora ativou, de forma pioneira, as primeiras antenas 5G do Paraná. Os equipamentos ficam em Curitiba, nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, e foram disponibilizados na frequência 2,3 GHz SA (Standalone) para que os clientes dessas regiões já pudessem usufruir de uma experiência diferenciada, que evolui, agora, com a chegada do 5G SA em 3,5 GHz. Além disso, em março, a TIM também anunciou a escolha da capital paranaense para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”. A ideia é implementar redes 5G, prevendo a evolução da tecnologia, monitoramento de redes e aperfeiçoando a experiência do usuário.

Líder do mercado no Paraná, com 51,5% de participação e mais de 7 milhões de clientes, a TIM também está à frente na cobertura 4G, presente em 100% das 399 cidades paranaenses. A operadora, agora, vem trabalhando para reforçar a presença da rede em estradas: serão cobertos 2.800 quilômetros de rodovias que passam pelo Estado, além de 362 distritos e vilas e nove resorts, com foco também no desenvolvimento turístico da região. Dos 211 novos sites 4G TIM previstos no biênio 2021-22, 103 já foram instalados e estão à disposição dos clientes TIM.

No âmbito comercial, para atender esse volume de usuários, a empresa dispõe hoje de mais de 18 mil pontos de venda, entre lojas próprias, revendas e pequeno e grande varejo.


A TV Euro News esteve presente cobrindo e participando deste momento histórico para a Capital Paranaense, onde esperamos que tão logo a cobertura possa ser efetiva em toda a Região Metropolitana.



PUBLICIDADE: