top of page

Cuidados e prevenções contra a Covid-19


A Covid-19 não acabou, e os cuidados para não pegar a doença também não deveriam ter acabado. Uma afirmação óbvia, porém necessária. Desta maneira e com o intuito de minimizar ao máximo a transmissão dessa doença, a Secretaria de Saúde (Sems) de São José dos Pinhais relembra e reforça os cuidados quanto à prevenção e cuidados referentes à Covid-19.

O uso de máscaras pela população com sintomas de gripe é de vital importância para a diminuição do contágio em casos confirmados da doença, o reforço da vacinação para aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal também é fortemente recomendado pelas autoridades sanitárias em nível federal, estadual e municipal, mesmo porque os resultados se mostraram positivos. No caso, pessoas que pegaram Covid-19 mesmo após a imunização tiveram sintomas mais brandos, causando significativamente os óbitos.

A Sems ressalta ainda que o esquema vacinal contra a Covid-19 deve ser realizado a partir de 6° mês de idade, sendo até 17 anos 11 meses e 29 dias – necessários 3 doses da vacina monovalente, a partir de 18 anos são 2 doses com a vacina monovalente e 1 reforço com a vacina Bivalente. O reforço com a vacina Bivalente para a população acima de 18 anos e para os pacientes acima de 12 anos com indicação médica também é necessária.

A vacina Bivalente possui em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que registrou maior circulação desde janeiro de 2022. Ressalta-se que a vacinação é a principal estratégia de prevenção de saúde pública contra a Covid-19, sendo determinante para a adesão da população à vacinação com as doses de reforço disponíveis.


Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

bottom of page