top of page

Construtora quer erguer prédio residencial mais alto do mundo em Balneário Camboriú.






A construtora catarinense FG Empreendimentos planeja erguer uma torre residencial de cerca de 500 metros de altura na cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. Se o plano se concretizar, o edifício, que receberá o nome de Triumph Tower, deverá se tornar o prédio residencial mais alto do mundo. O título atualmente é do Central Park Tower, em Nova York, com 472 metros de altura, de acordo com o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, em português), uma organização sem fins lucrativos que cataloga as maiores edificações do mundo.


O Triumph Tower será erguido em um terreno pertencente ao empresário Luciano Hang, da Havan. Apesar de ser proprietário do terreno, ele não tem relação direta com as obras e projetos, nem com as decisões da construtora. Procurada, a FG Empreendimentos informou apenas que o lançamento da torre residencial será no segundo semestre, ainda em data a definir. A empresa não divulgou mais detalhes do projeto.

Um estudo de impacto da vizinhança sobre o Triumph Tower protocolado na prefeitura de Balneário Camboriú indica que o arranha-céu será erguido em uma área de 5.916 metros quadrados, na altura do número 4.466 da Avenida Atlântica, no Centro da cidade. Ele será vizinho de outros arranha-céus: ficará a cerca de 500 metros de distância do One Tower, prédio residencial mais alto do Brasil, também da FG Empreendimentos. Com 290 metros de altura, o One Tower também foi erguido num terreno que pertencia ao empresário Luciano Hang e foi entregue em dezembro de 2022. A Avenida Atlântica também é endereço do Boreal Tower, residencial com 241 metros de altura, que fica no número 684 da via.


O documento, feito pela consultoria Koeddermann, ainda prevê que a torre única do Triumph Tower tenha 140 pavimentos e 134.036,21 metros quadrados de área construída. Estão previstos 233 apartamentos residenciais, salas comerciais destinadas à atividade gastronômica e de eventos, além de 842 vagas de garagens privativas dos moradores, distribuídas em seis pavimentos de garagens, e 126 vagas destinadas a estacionamento público, também em pavimentos inferiores.


O prédio ainda deverá ter quatro lajes destinados ao lazer, incluindo até uma pista de kart no oitavo andar. Pelos cálculos do estudo, serão investidos mais de R$ 323 milhões. O documento estima que a obra deve empregar cerca de 300 trabalhadores, ficando pronta em sete anos e meio.


O estudo de impacto da vizinhança é um documento elaborado por técnicos diversos, tais como engenheiros, advogados e arquitetos, e é fundamental em um processo de aprovação de qualquer empreendimento de grande porte. Ele é avaliado pelas autoridades competentes e, após análises, o órgão responsável (geralmente técnicos de um departamento ou uma secretaria municipal) estabelece quais contrapartidas o empreendimento precisa fazer para ser aprovado e sua construção começar.

Procurada, a prefeitura de Balneário Camboriú informou que o projeto ainda está em análise na Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária.



Fonte: MSN


Comentarios


bottom of page