Conheça o estádio construído com contêineres para a Copa do mundo 2022 no Qatar

Ras Abu Aboud Stadium, estádio em Doha que será usado na Copa do Mundo do Qatar, em 2022



Estádio 974, em Doha, no Qatar Foto: Divulgação


O estádio Ras Abu Aboud, em Doha, chamou a atenção ao ser anunciado pelos organizadores da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, por ser feito a partir de contêineres e totalmente desmontável. Um projeto ousado e inovador em grandes eventos. A ideia, no entanto, surgiu de uma inspiração muito simples: os blocos de encaixar da Lego.


“A estrutura do estádio é como o Lego ou aqueles brinquedos de encaixar [com placas de metal e parafusos]. Foi daí que veio a ideia. Era necessária uma estrutura muito simples e modular, com vigas e colunas iguais. Aí pensamos nos contêineres”, explicou ao diário “As” Mark Fenwick, arquiteto que desenvolveu o projeto ao lado de Javier Iribarren, seu sócio em um escritório na Espanha.


O plano é usar na estrutura 880 contêineres. Eles serão produzidos em outro país e transportados por barco até Doha. A vantagem do estádio é que ele poderá ser totalmente desmontado e montado em outro lugar.



Foto: Reprodução


E no momento de remontar o estádio, ele poderá ter a mesma forma ou dar origem a estádios menores. Tudo depende de como o comprador vai querer encaixar as peças. “Com algumas peças diferentes é possível criar formatos diferentes, exatamente como o Lego. Poderão ser feitos estádios para cinco ou dez mil pessoas”, explicou Fenwick.


A capacidade do Ras Abu Aboud será de 40 mil pessoas, mas como o futebol no Qatar não atrai um público tão numeroso, já é certo que o estádio será desmontado depois do Mundial.


“Nosso estádio é o mais barato de todos e seu investimento pode ser recuperado, já que ele pode ser vendido a outro país. Ele pode durar até cinco ou seis Copas do Mundo”, opinou Javier Iribarren.


“Para desmontá-lo serão necessários aproximadamente oito meses; e para montá-lo novamente, mais um ano e meio”, continuou o arquiteto espanhol.


Assim, o Ras Abu Aboud é considerado o estádio mais sustentável já projetado para um grande evento esportivo. A expectativa é que ele esteja pronto em 2020. Na Copa do Qatar, ele receberá partidas até as quartas de final. Depois disso, seu destino dependerá de seu novo dono.


PUBLICIDADE:


PUBLICIDADE:


PUBLICIDADE: