top of page

Confira o horário de visitação aos Cemitérios Municipais de São José dos Pinhais no Dia de Finados


O Dia de Finados, feriado nacional, é um momento em que milhares de pessoas visitam os cemitérios para ter um momento de reflexão e saudades com os entes queridos que já partiram. Em São José dos Pinhais, a visitação aos oito cemitérios municipais nesta quinta-feira (02 de novembro) poderá ser feita das 8h às 18h.

A estimativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) é de que cerca de 25 mil visitantes passem pelos cemitérios municipais durante o Dia de Finados. Segundo a administração pública, o horário foi estendido para que os visitantes tenham mais tempo para prestar suas homenagens.

A administração dos cemitérios ressalta a importância do respeito às normas e ao ambiente durante as visitas, garantindo a tranquilidade e a segurança de todos os visitantes. Além disso, é recomendado que as pessoas estejam atentas às medidas de prevenção contra a Covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento social, para garantir a saúde de todos.


Ponto facultativo

Na sexta-feira (03), a Prefeitura de São José dos Pinhais distribuiu ponto facultativo nas repartições municipais (conforme o Decreto nº 5.651, de 25 de outubro de 2023). Desta forma, a administração pública informa que não haverá expediente nas repartições públicas, com exceção dos serviços básicos de urgência e emergência e considerados essenciais à população não serão interrompidos.


Confira o funcionamento dos serviços públicos:

Saúde:

Nos dias 02 e 03 de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e farmácias básicas são fechadas. Serviços de urgência e emergência, como o Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais (HMSJP) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena e Rui Barbosa funcionarão normalmente.


Transporte público:

Na quinta-feira (02), as linhas irão operar com horários de domingos e feriados. Na sexta-feira (03), a operação será nos horários normais de dias úteis.


Segurança:

O atendimento administrativo não funcionará nos dias 02 e 03. O serviço de emergência da Guarda Municipal e da Defesa Civil atenderá 24 horas e será ininterrupto por meio de ligação gratuita para os telefones 153 e 0800 153 0800 e pelo aplicativo “153 Cidadão”.


Coleta de lixo:

Na quinta-feira (02) não haverá coleta, que será realizada normalmente na sexta-feira (03) e sábado (04).


Cultura:

A Escola da Cultura, Usina da Música, Museus e demais atividades exclusivas nos dias descritos.


Educação:

Setor administrativo da Secretaria de Educação, Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) permanecem fechados, conforme calendário escolar.


Esporte e Lazer:

As atividades esportivas e o setor administrativo da Secretaria não funcionarão nos dias informados.


Serviço Funerário:

Terá funcionamento normal, atendendo 24 horas.


Assistência Social:

Todos os serviços ficam fechados durante o período do feriado e ponto facultativo.


Armazém da Família:

Também estará fechado durante os dias descritos. O atendimento será retomado na próxima terça-feira (07).

Comments


bottom of page