Balão com desenhos do SBT cai em aeroporto de Guarulhos e encobre parte de avião

Um balão com desenhos em referência a personagens de programas do SBT caiu no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, neste domingo (20), e achegou a atingir um avião da Gol estacionado no pátio.

O objeto não tripulado também trazia uma bandeira presa por cordões. O item foi retirado da pista por funcionários do aeroporto. Não há registro de feridos e ninguém foi preso até o momento. Soltar balões é crime.


“A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que, neste domingo (20), identificou a queda de um balão no pátio às 8h40. A operação no local foi paralisada e as equipes da concessionária atuaram para recolher o material. A rápida atuação para a retirada do balão não provocou interferência ou gerou riscos nas operações, que foram normalizadas às 8h49. Por mais que no Brasil a soltura de balões seja crime, ainda é frequente esse tipo de prática. Em 2020, a concessionária contabilizou mais de 33 ocorrências com balões. Em 2021, foram 44 registros”, diz a nota.


O SBT também divulgou uma nota negando que o balão que estava com logo e desenhos em referência à emissora seja dela.

“O SBT esclarece que o balão que caiu nesse domingo dia 20 no Aeroporto de Guarulhos não tem qualquer relação com a empresa. A emissora é contra a a soltura de balões e espera que as autoridades apurem a responsabilidade pela autoria do fato”, informou a assessoria de comunicação da empresa.

A Gol, que teve sua aeronave atingida pelo balão, disse que o objeto não machucou nenhum dos passageiros ou funcionários, e que o avião não teve avarias e foi liberado para seguir voo após a retirada do item.

“A GOL informa que, na manhã deste domingo (20), um balão caiu no Aeroporto de Guarulhos, próximo da aeronave que estava em processo de embarque do voo G3 7682 (Guarulhos-Buenos Aires). As equipes de solo do aeroporto e de manutenção da GOL atuaram com agilidade para a retirada do balão, garantindo a segurança dos passageiros e de todos os envolvidos na operação. A empresa informa ainda que aeronave não sofreu danos e foi liberada para seguir com o voo programado.

A Companhia reforça que soltar balão é crime e põe em risco o espaço aéreo, já que os balões podem colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocar incêndios ou até mesmo cair na pista sobre aeronaves em abastecimento.”

Nas redes sociais, circularam vídeos do balão caindo no aeroporto.