top of page

Atividades culturais em São José dos Pinhais promovem aprendizado e lazer


Fomentar o aprendizado, o lazer e o acesso aos equipamentos culturais de São José dos Pinhais é o objetivo das atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc). Todos os meses, a pasta promove uma variedade de projetos culturais e educacionais que visam proporcionar um atendimento contínuo à população.

Além de promover eventos públicos que reúnam artistas locais e estimulem a economia familiar na região, as atividades realizadas nos espaços culturais garantem uma oferta contínua de serviços.

Abaixo, confira o que foi realizado durante a semana de 02 a 06 de outubro:


Oficina de Bonecos encanta crianças


Nos dias 02 e 04, a Oficina de Bonecos esteve presente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Flor de Liz e Quero Quero Aprender, cativando um total de mais de 477 crianças com emocionantes sessões de histórias.

A oficina possui uma programação fixa com atendimento externo todas as segundas e quartas-feiras.


Museu do Boneco Animado educação alunos


O Museu do Boneco Animado tem uma agenda lotada para o segundo semestre, atendendo diversas turmas. Na terça-feira (03), a equipe do museu interagiu com 81 alunos e 9 professoras da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.


Museu Municipal Atílio Rocco abre suas portas para alunos


Por meio de projetos de ação educativa, o Museu Municipal Atílio Rocco realiza visitas mediadas regularmente em seu espaço expositivo, recebendo alunos e educadores do município. Durante a primeira semana de outubro, 85 alunos da rede pública tiveram a oportunidade de explorar o museu.


Gibiteca itinerante estimula o gosto pela leitura


A Gibiteca Itinerante agendou visitas em escolas do município, proporcionando momentos de leitura e descobertas para mais de 531 alunos e professores.


Contação de histórias


Na última quarta-feira (04), a Escola Municipal Aníbal Ribeiro Leal recebeu uma colaboradora do Museu do Boneco Animado para sessões de contato de histórias, envolvendo 478 alunos e professores em experiências culturais únicas.


Casa da Cultura Polonesa aberta para visitas


A Casa da Cultura Polonesa Padre Karol Dworaczek recebe regularmente turmas de escolas da região, além de estarem abertas durante uma semana. Agora, ela também abre para visitas no 1º e 3º domingo de cada mês, tornando-se mais acessível à comunidade.


Biblioteca Municipal promove oficinas culturais


A Biblioteca Municipal oferece oficinas abordando temas como poesia, quadrinhos e técnicas de desenho. Na última quinta-feira (05), a Escola Municipal Ana Maria Moro Dissenha participou de um workshop envolvente de mangá.


Outubro Cultural no Museu Municipal


Em parceria com o Departamento de Educação Infantil, o Museu Municipal Atílio Rocco realiza mediações do Outubro Cultural durante todo o mês em alusão ao Dia do Professor.

A programação contará com a presença de quatro turmas de professores, que participarão de visitas técnicas para conhecer as exposições em cartaz, funções e trabalhos do museu, bem como as potencialidades e usos da instituição e seu acervo.


Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais

bottom of page