Assembleia promove sessão solene para homenagear personalidades empreendedoras e trabalhadores

A Assembleia Legislativa do Paraná celebrou mais uma vez o Dia Internacional do Trabalhador, comemorado no último dia 1º de maio, ao realizar sessão solene na noite desta segunda-feira (02) em homenagem a 27ª edição o Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná. Proposto pelos deputados Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia; Luiz Claudio Romanelli (PSD), primeiro secretário; e Paulo Litro (PSD), o evento foi realizado em parceria com a Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB do Brasil).


A cerimônia premiou personalidades que realizaram relevantes trabalhos em prol da sociedade paranaense. Entre os homenageados estão médicos, professores, policiais, sindicalistas, trabalhadores de organizações não governamentais, donas de casa, servidores públicos e líderes religiosos. “Ao longo das décadas, os trabalhadores conseguiram muitas conquistas. É importante celebrar o que já foi conquistado. Mas também tem que avançar mais e evitar que a gente tenha retrocesso nas causas dos trabalhadores”, afirmou o deputado Tercilio Turini (PSD), que presidiu a sessão solene.


O presidente da Fotrapar e da CFTB, Walter Cézar dos Santos, agradeceu o apoio da Casa na realização de mais uma premiação e destacou a diversidade das personalidades homenageadas. “Estamos homenageando mais de mil pessoas trabalhadoras. E é importante ressaltar que estamos prestando homenagens a empresários, representantes dos trabalhadores e muitas outras lideranças. São todos trabalhadores exemplares”, disse.

Representando todos os homenageados, o técnico em eletrotécnica industrial, José Joaquim Rodrigues, ressaltou em seu discurso a necessidade da ampliação de políticas de criação e manutenção de empregos no país. “Nós trabalhadores precisamos ser mais reconhecidos. Estamos passando dificuldades para arcar com os custos do dia, as nossas dívidas. Precisamos de governantes que olhem também para a classe trabalhadora. Todo o trabalhador tem seu valor e contribui com toda a nação”, apontou.

Para o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o Dia Internacional do Trabalhador é uma data que precisa ser muito comemorada em todo o estado. “Somos todos trabalhadores. É fundamental lembrarmos dessa gente que tanto ajuda e que tanto faz. O empresário, quer seja ele comercial, industrial ou de serviços, depende do trabalhador para dar continuidade à sua atividade. Temos que homenagear essa gente, sim”, destacou.


O deputado federal Ney Leprevost (União), que também é ex-deputado estadual e ex-secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, falou em nome das autoridades homenageadas. “É uma honra receber este prêmio. Fico muito grato pela homenagem e faço questão de dividi-la com os trabalhadores do Paraná que são conhecidos em todo Brasil pela sua honestidade profissional e com as empresas do nosso estado que demonstraram imensa responsabilidade social ao longo da pandemia”, afirmou Ney.


A vereadora de Curitiba, Flavia Francischini (União), que falou em nome de todas as homenageadas, discursou sobre o papel das mulheres no mercado profissional. "Minha gratidão a todos os trabalhadores do estado que geram renda e trabalho. Mas precisamos falar das mulheres, que ainda ocupam pouco espaço no mercado de trabalho. Ainda precisamos avançar nesse ponto. Continuaremos nossa luta por igualdade e representatividade”, disse.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Soldado Fruet (PROS), Tiago Amaral (PSD) e Soldado Adriano José (PP), o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, o Diretor Executivo da Tv Euro News Ronaldo Vaccari e o Empresário Gerson Pereira, entre demais autoridades e representantes da sociedade civil organizada.



foto: Portal Alep


foto: Portal Alep


foto: Portal Alep

foto: divulgação