Alargamento da Praia de Matinhos deve ficar para o próxima temporada

Os primeiros tubos que serão utilizados nas obras que aumentarão a faixa de areia já chegaram ao município de Matinhos, no Litoral do Paraná. O transporte aconteceu neste final de semana e nesta segunda-feira (14) o terreno onde ficará o canteiro de obras foi apresentado por autoridades do Estado e representantes do Consórcio Sambaqui, que venceu a licitação pública, à sociedade local.


A obra de Revitalização da Orla de Matinhos será realizada em duas etapas, num valor total de 500 milhões de reais. A primeira etapa prevê serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem; e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas. Também vão ser realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.


O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município de Matinhos. Nos mais de seis quilômetros da Avenida Paraná até o Balneário Flórida, vão ser instalados também duas guias correntes, dois headlands e um espigão. Em uma segunda etapa, será recuperado trecho de quase dois quilômetros entre os balneários Flórida e Saint Etienne. Haverá, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada. O passo a passo da engorda da praia está disponível no site aen.pr.gov.br.


"É uma obra emblemática e que finalmente começa a fase de mobilização. Estamos animados porque teremos uma nova Matinhos daqui a alguns anos, mais moderna e com mais segurança contra as ressacas", afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.


Segundo o Consórcio Sambaqui cerca de 300 vagas temporárias diretas deverão ser criadas. Inicialmente já foram abertas para recrutamento na Agência do Trabalhador de Matinhos 184 vagas para pedreiro, servente e operador de máquina. O Consórcio Sambaqui está analisando como irá hospedar os profissionais de fora da cidade que venham a ser contratados.



foto: divulgação IAT




caminhões com os tubos que serão utilizados para dragar areia até a orla de matinhos