top of page

7ª Expo Motorhome encerra a exposição com visita do governador do PR, Ratinho Junior


Governador Ratinho Júnior prestigiou o último dia da maior feira do campismo e caravanismo da América Latina, realizada no Expotrade Pinhais, de 8 a 12 de novembro.

(Curitiba-16 de novembro de 2023) – No último domingo, encerramento da 7ª Expo Motorhome, a exposição recebeu a prestigiada visita do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, que percorreu os estandes e veículos de empresas paranaenses e de fabricantes de motorhomes. O governador do Paraná conferiu de perto alguns dos lançamentos de veículos recreativos.

Ratinho Júnior destacou o expressivo crescimento do movimento de viagens em motorhome. “É uma alegria receber uma feira nacional como esta. Todos nós estamos acompanhando o crescimento dessa modalidade de vida que é o campismo, desfrutar da vida através de um equipamento como o motorhome. Para nós, paranaenses, é motivo de alegria porque, o Paraná além de ter empresas que hoje produzem esse tipo de equipamento, também temos muitos pontos turísticos que recebem esse perfil de turista, temos parques, cidades se preparando toda uma estrutura”.


O governador Ratinho Júnior, ao lado do diretor da Expo Motorhome, Alexandre Boff, e do diretor do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, conferiram alguns estandes de expositores paranaenses de casas móveis – Serro Motorhome, Trailermar e Lincoln (coberturas e toldos). O governador também conferiu os estandes das empresas: Eurogaza (espanhola), Mercedes Benz, Santo Inácio Motorhomes, Neway Motorhome,além do estande do Viaje Paraná (instituição do Governo do PR de fomento ao Turismo).


Segundo o diretor da Expo Motorhome, Alexandre Boff, as parcerias institucionais com governo do Paraná e governo de Pinhais engrandeceram a sétima edição que foi prestigiada por por aproximadamente 20 mil pessoas de Pinhais, Curitiba, de diversos estados do país e países vizinhos. “Somos gratos ao apoio institucional dos poderes executivos do Paraná e de Pinhais e ao povo de Curitiba e de Pinhais que abraçaram a nossa feira”.


A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, declara que: "Considero a 7ª Expo Motorhome uma grande oportunidade de negócios, de fortalecimento da identidade cultural e turística de nossa cidade. Parceria importante com o Governo do Estado e município e Federação Paranaense de Motociclismo. A Expo Motorhome movimentou toda a região. Ficamos muito felizes em sediar importante evento que integrou diversos aspectos, sobretudo reunindo pessoas e compartilhando sonhos”.


Expo Motorhome movimenta economia paranaense

O governador do Paraná, Ratinho Júnior destaca que: “Essa nova modalidade de turista de motorhome gera emprego também e acima de tudo ajuda a divulgar o nosso Estado, as nossas belezas. Além da parte industrial que tem a geração de empregos nas empresas que produzem esse tipo de equipamento. Receber essa feira aqui é algo que nos orgulha bastante”.

O diretor da Expo Motohome, Alexandre Boff, anunciou que as próximas edições deverão ocorrer em Pinhais e a 8ª Expo Motorhome já tem data marcada: de 13 a 17 de novembro de 2024. “Esse é um sonho que cresceu. Esta é a segunda vez que realizamos

este encontro no Paraná e decidimos que vamos fincar o pé aqui”, afirmou o diretor da Expo Motorhome.


Expo Motorhome e atração VeloCross


No último fim de semana (11 e 12 de novembro), o brilho esportivo da Expo Motorhome ficou por conta da atração motociclística VeloCross, que reuniu 170 grandes pilotos, com baterias de competições sábado (9h às 17h) e domingo (8h às 17h). A competição realizada em Pinhais - no terreno nas imediações do Camping da Expo (Rua Jacob Macanham, 650) - teve a coordenação da Secretaria de Esportes do Paraná, Programa Jogos de Aventura, coordenação de Esportes a Motor, Eduardo Saçaki e Federação Paranaense de MotoCross, Gilberto Rosa (Juba).

A Federação paranaense de MotoCross informou que o evento foi um sucesso e contou com presença de pilotos de Pato Branco, Cascavel, Toledo, Guarapuava, Ponta Grossa, das cidades da Região Metropolitana de Curitiba.

“Realizamos um campeonato estadual e com os convidados que vieram de vários Estados. Pilotos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, interior de São Paulo e do Mato Grosso”, afirma Juba que completou ainda que “ a parceria com o camping da Expo Motorhome teve adesão fantástica. Soma-se ainda a forte parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Programa de Esportes a Motor,com coordenação de Eduardo Saçaki”.


Números e público da 7ª Expo Motorhome

A feira bateu recorde de público - em comparação com as seis edições anteriores: aproximadamente 20 mil visitantes, contribuindo para negociações que somaram cerca de 410 milhões de reais. Foram cinco dias da feira - 8 a 12 de novembro - com movimentação em Pinhais (Grande Curitiba), nos pavilhões do Expotrade Pinhais, e no espaço “Camping da Expo” (público total de 650 equipamentos recreativos - motorhome,trailers, campers, barracas) de vários estados do Brasil e países vizinhos.



Sonhos dos visitantes da 7ª Expo Motorhome

Apaixonados por viagens - de várias cidades e estados do Brasil – foram ao Expotrade Pinhais sonhar e comprar na maior feira de veículos recreativos da América Latina - Expo Motorhome. Os estandes de expositores de motorhomes e trailers formaram fila de mais de 30 minutos para visitação dos mais sonhados motorhomes, trailers, campers.


Morador de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, Renato Hoft Júnior, vem alimentando há alguns anos, o sonho de ter um motorhome. “Os meus amigos são adeptos dessa aventura. Todos eles têm um veículo motorhome e me falaram do evento aqui em Pinhais. Eu não esperava encontrar tantas novidades e veículos com tanta tecnologia e para todos os gostos”.

De Guarapuava direto para a Expo Motorhome, o empresário Doroteo Menon, veio no último sábado, com a esposa, para conhecer as novidades na área. Ele também alimenta o sonho de ter uma vida de aventura e liberdade em um motorhome. Segundo ele, o plano é comprar um veículo em 2024. “Estamos formando o último filho neste ano, e agora vamos direcionar a nossa vida para realizar este sonho. Há 10 anos, nos mudamos para uma chácara, e agora queremos rodar pelo Brasil, sem compromisso, para viver com total liberdade”.

Participando pela primeira vez da Expo Motorhome (em Pinhais), Roberto Manoel dos Santos, saiu do município de Luiz Alves, em Santa Catarina, especialmente para visitar o evento e ficar por dentro das novidades. Roberto chegou no último dia, 5 de novembro, de uma viagem em motorhome pelo Ushuaia, na Argentina. E veio neste sábado, ficar por dentro das novidades, pensando em trocar de veículo. "Nós tínhamos muita curiosidade em conhecer as inovações tecnológicas na área, as novidades e novas possibilidades no cenário do motorhome. E fiquei impressionado com o evento e as referências que estou vendo aqui".


7ª Expo Motorhome em números

A organização da Motorhome informou que esta edição, a Expo Motorhome dobrou de tamanho em relação a 2021. “Várias empresas surgiram no mercado e estão cada vez mais imponentes demonstrando a força deste segmento”, ressalta Boff.

Confira a lista de mais de 122 expositores da 7ª Expo Motorhome: https://www.expomotorhome.com/empresas-expositoras

Números mercado veículos recreativos - O movimento dos adeptos do estilo de vida do motorhome, totalmente equipado, para momentos de lazer ou mesmo para moradia tem crescido exponencialmente no Brasil, ainda mais depois do período pandêmico - de 2020 e 2022 cresceu 80% a 90% - e em 2023 registra vendas mensais de 400 equipamentos de veículos recreativos, a informação é do diretor da Expo Motorhome, Alexandre Boff.


Fonte: Jaqueline Pereira Comunicação


bottom of page