top of page

30º Imin Matsuri acontece no mês de Junho em Curitiba

O 30º Imin Matsuri de Curitiba acontecerá nos dias 04 e 05 de junho, no Centro de eventos Positivo, no Parque Barigui (o mesmo local da edição de 2019, que apenas mudou de nome).


O festival em comemoração aos 114 anos de imigração japonesa no Brasil acontecerá das 10h às 20h no sábado e das 10h às 18h no domingo.


A comissão organizadora do evento foi nesta segunda-feira até o Palácio Solar 29 de Março para convidar Greca para a festividade. “Os curitibanos vão matar a saudade do festival, que reflete a beleza da diversidade cultural na nossa cidade e que por causa da covid, durante dois anos, não pode se realizar”, disse o prefeito.


Participaram da comitiva o vereador Nori Seto; os representantes da Associação Cultural Beneficente Nipo-brasileira Nelson Tossa, Hermes Takashi Murakami, Isabela Yokoo, Emilia Timi Yokoo e Rui Kiyoshi Hara; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamewnto Urbano de Curitiba), Luiz Fernando Jamur; e o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro.


Praça de Alimentação e Feira de Artesanatos


A tradicional Praça de Alimentação continuará sendo uma das atrações principais do festival. Os visitantes poderão saborear pratos típicos japoneses como yakissoba, sukiyaki, frango xadrez, sushi, entre outros.

A Feira de Artesanatos também continuará enchendo os olhos dos visitantes. Além de algumas comprinhas, os visitantes poderão fazer oficinas de origami, furoshiki e bonsai.


Apresentações culturais no Imin Matsuri 2022


No sábado, a programação do palco será iniciada às 11h30 com o Ireisai — culto budista em memória aos imigrantes pioneiros.

Às 13h será realizada a cerimônia de abertura oficial do evento, seguido do Bon Odori (dança tradicional japonesa) com a participação do público.


Na sequência, serão iniciadas as atrações artísticas e culturais com apresentações de Dança

Folclórica Japonesa, Dança Moderna, Taiko, Karaokê e demonstrações de Artes Marciais.

Ainda no sábado, acontecerá o Concurso Cosplay.

No domingo, além das apresentações artísticas e culturais, o grupo Sons Nikkei, formado por João Egashira (violão), Lilian Nakahodo (piano) e Saemi Murakami (taiko, shakuhachi e fue), fará uma apresentação especial trazendo ao palco do matsuri a fusão das músicas japonesa.



foto: Divulgação

bottom of page