top of page

2ª Edição do Festival do Pinhão de São José dos Pinhais começa hoje (17)

Além de fomentar o comércio local, o Festival valoriza também essa iguaria tão presente na rotina dos empreendedores, e que deu nome à cidade.


Foto: divulgação / Prefeitura SJP


Na Rota das Colônias, tradicional roteiro do Circuito Rural de Turismo de São José dos Pinhais, acontece a partir desta terça-feira (17) a 2ª Edição do Festival do Pinhão.

O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), em parceria com a Acamp – Associação dos Moradores, Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo do Taquaral e Região.


Até 17 (dezessete) de julho, a 2ª edição do evento vai movimentar os empreendimentos que participam do festival criando pratos típicos da região com o ingrediente principal: Pinhão.

Então, surgem pratos inusitados como ‘lasanha de pinhão’, ‘risoto de pinhão’, ‘costela ao molho de pinhão’, ‘pierogi de pinhão’, ‘entreveiro com pinhão’, ‘língua e carneiro com pinhão’ … e muito mais. Tem até ‘sorvete de pinhão’ para sobremesa.


A Câmara Municipal (CMSJP) também apoia o evento. Para fazer parte do Guia do Festival, cada participante com prato inscrito recebeu um Selo de participação. Dez (10) porcento do valor de cada prato (inscrito) será utilizado para uma ação social da Acamp.


O festival além de estimular a visitação aos empreendimentos do Circuito Rural de Turismo do município (visitado por viajantes de todo o país e até do exterior), e de reaquecer a economia, também promove pratos da gastronomia de São José dos Pinhais elaborados com Pinhão.


No mapa digital abaixo disponibilizado pela Sictur confira os empreendimentos participantes, endereço e contato de cada um.




Foto: divulgação / Prefeitura SJP



Foto: divulgação / Prefeitura SJP




bottom of page