16° edição do Hana Matsuri reuniu mais de 20 mil pessoas no Parque São José


Foto: Alvaro Heger


No último final de semana (30 e 31/07), o Parque São José contou com a presença de mais de 20 mil pessoas que participaram do Festival das Flores e Natal Budista – Hana Matsuri, tradicional festival da comunidade japonesa que celebra o nascimento de Buda. Durante o evento, também foi comemorado o Festival das Estrelas.


Foto: Alvaro Heger

A 16° edição do Hana Matsuri proporcionou ainda mais a aproximação cultural do oriente com o ocidente, difundindo a cultura japonesa com as demais pessoas. Os visitantes puderam aproveitar apresentações culturais, barracas com itens da cultura anime, mangás e vestuários, além de uma praça de alimentação com comidas típicas japonesas.



Foto: Alvaro Heger


Nos dois dias de comemoração foram oferecidas diversas oficinas como: criação de personagens, modelagem: modelando Ojizosama (entidade protetora das crianças), criação de retrato em estilo mangá, haikai, pintura com aquarela, personagens em estilo mangá e escrita criativa.


Foto: Alvaro Heger


O público também pode participar da cerimônia do Kanbutsue, que consistia em banhar a imagem do pequeno Buda com chá doce. As festividades comemoraram também os 114 anos da imigração japonesa no Brasil.

Foto: Alvaro Heger


O Hana Matsuri ainda contou com o plantio de árvores Cerejeiras do Japão, uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná dando início ao projeto Plantando Cerejeiras e Opotunidades que realizará o plantio de milhares desta árvore símbolo da cultura Japonesa.



Foto: Alvaro Heger


O evento que já virou tradição em São José dos Pinhais é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Templo Jodoshu Nippakuji de Curitiba e a Comunidade Budista do Paraná. Além de milhares de pessoas, o 16° Hana Matsuri reuniu diversas autoridades municipais e aquelas ligadas as tradições japonesas. O evento contou com a cobertura exclusiva da Tv Euro, a primeira emissora da Tv Aberta de São José dos Pinhais.


Fotos: Alvaro Heger



PUBLICIDADE:




PUBLICIDADE:




PUBLICIDADE: